A chapa 4, “Vem pra luta vem”. Nossa chapa se formou a partir do chamado à construção de um DCE que reunisse os estudantes que defendem a universidade pública, gratuita, e querem lutar por um ensino de qualidade. Uma chapa que será capaz de mobilizar os estudantes dessa universidade para derrubar as taxas, pressionar a reitoria para construir mais RUs e garantir uma expansão com qualidade.
Durante o último período do movimento estudantil, participamos de muitas lutas e debates, construímos audiências, assembléias, manifestações, abaixo-assinados e passamos nas salas para debater com os estudantes.
Foi assim que construímos as lutas contra o aumento da tarifa do ônibus, os atos no RU, as audiências públicas com o reitor para ele prestar satisfações sobre o Reuni e as Taxas, assim como debates sobre feminismo, o Novo Enem e um seminário sobre o ensino superior e o movimento estudantil. Boa parte dessas lutas só foi possível porque uma parte do movimento estudantil está unificado na Frente de Luta por uma Expansão de Qualidade.
Lutamos por um DCE próximo à vida dos estudantes, que mobilize para resolver os problemas da universidade, agravados pelas metas de expansão do Reuni. Um DCE Independente do governo e da reitoria, que lute por democracia nas deliberações da UFSC, direito a livre expressão e organização dos estudantes. Precisamos de um DCE que lute por uma formação de excelência, que garanta qualidade nos cursos novos e não permita que as metas de expansão do reuni acabem com a qualidade dos cursos antigos. Precisamos de um DCE que cobre do governo mais verbas para a educação, para expandir a universidade com qualidade.